sábado, 22 de novembro de 2014

Validação de e-mail em PHP com verificação de domínio

Imagem: PHP/Reprodução.
A função abaixo é muito importante para os desenvolvedores. Quando eu estava criando a página de contato do meu antigo site, eu me perguntava como eu faria para verificar que um e-mail existia. Enfim, estudei e consegui fazer um código que resolveu bastante esse problema.

Vamos parar de blá-blá-blá e partir ao código.

Código:
 
<?php
function validaemail($email){
 //verifica se e-mail esta no formato correto de escrita
 if (!ereg('^([a-zA-Z0-9.-])*([@])([a-z0-9]).([a-z]{2,3})',$email)){
  $mensagem='E-mail Inválido!';
  return $mensagem;
    }
    else{
  //Valida o dominio
  $dominio=explode('@',$email);
  if(!checkdnsrr($dominio[1],'A')){
   $mensagem='E-mail Inválido!';
   return $mensagem;
  }
  else{return true;} // Retorno true para indicar que o e-mail é valido
 }
} 
?>

Assim, você tem que usar: validaemail(example@meusite.com);

Viu como é fácil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao enviar um comentário entende-se que você leu e aceitou os Termos de Uso.

Destaque

TNT vai transmitir amistosos de pré-temporada do Athletico Paranaense

Athletico Paranaense. Imagem: Internet. A TNT vai começar oficialmente as transmissões de futebol de 2020 com a exibição com exclusivid...