sexta-feira, 15 de abril de 2016

#INTERNETJUSTA Internet no Brasil vai ser limitada?

Bom, até agora sim, infelizmente. Serei pessoal e curto na minha análise, semelhante as minhas postagens.

Aqui em casa somos 4 pessoas que consumimos pouco mais de 100GB de dados por mês e com velocidade de 5 Mega da GVT/Vivo. Como sei disso? Aqui em casa utilizamos Windows 10, seja em smartphones ou em pc. A plataforma Windows oferece uma ferramenta que permite que você veja o consumo de dados utilizados por mês, por semana ou por dia. Basta ir em "Configurações" e procurar por "Uso de Dados".

Aqui a gente consome muito conteúdo do YouTube e serviços de streaming como PFC Online, Globo Play, Aplicativo Band, Netflix, Deezer, Spotify, entre outros.

Não pretendo sair da GVT/Vivo nos próximos meses. Mas o que vai acontecer? Clicando nesse link, você verá a ótima reportagem do Tecmundo em que informa os planos de velocidade e a franquia de dados. Seguindo o relatório, temos:

  • Vivo Fibra 15 Mbps: franquia de 120 GB;
  • Vivo Fibra 25 Mbps: franquia de 130 GB;
  • Vivo Fibra 50 Mbps: franquia de 170 GB;
  • Vivo Fibra 100 Mbps: franquia de 220 GB;
  • Vivo Fibra 200 Mbps: franquia de 270 GB;
  • Vivo Fibra 300 Mbps: franquia de 300 GB;

NÃO TEM MEU PLANO!!!! O mais próximo é o de 15 Mega que possui o limite de dados "perfeito" para mim! Ai surge o problema: a minha velocidade será multiplicada por 3, mas o meu limite continuará o mesmo. Na vida real: MEU PLANO DURARÁ 3 VEZES MENOS E PAGAREI QUASE 3 VEZES MAIS!!

Como você pode ver, a relação entre velocidade e franquia não é proporcional. A tendência é que quanto maior for a sua velocidade, menos tempo ela irá durar! Isso, muito possível, acontecerá com você!!

Relação entre Velocidade, Franquia e Tempo.
Bom, isso retrata mais ou menos como será. Em azul temos o tamanho da franquia em Gigabyte. Em vermelho temos o tempo, calculado por Tamanho*1024 / Velocidade. Atenção: O resultado não será o tempo de duração da franquia. É apenas uma relação entre tamanho e velocidade.

A linha vermelha sugere que quanto maior for a sua velocidade, mesmo que a franquia aumente, o tempo de duração do pacote cairá bastante. Isso ocorre, pois a relação entre franquia e velocidade não é proporcional, não é estática, quanto maior é a velocidade, o tamanho da franquia diminui.

É mais ou menos o que ocorre com as redes 3G e 4G: por que o 3G "dura mais" que o 4G???? Porque a velocidade aumenta, mas o pacote não aumenta na mesmo proporção!

Bom, não podemos deixar mais esse 7 x 1!

#InternetJusta #InternetSuja

Links sugeridos:

Destaque

TNT vai transmitir amistosos de pré-temporada do Athletico Paranaense

Athletico Paranaense. Imagem: Internet. A TNT vai começar oficialmente as transmissões de futebol de 2020 com a exibição com exclusivid...