DTVi



01. Como a interatividade é possível na TV Digital?

A interatividade acontece devido a existência de um middleware (camada intermediária de software que vem integrado em alguns modelos de equipamentos de recepção de sinal de TV Digital) chamado Ginga.

O Ginga é uma especificação de software aberta (open source) que foi criado por instituições de pesquisas brasileiras e tem algumas versões comerciais desenvolvidas por empresas de software associadas ao Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre.

Ele permite que os aplicativos transmitidos pelas emissoras sejam executados em equipamentos de diferentes modelos e fabricantes.

O middleware Ginga faz parte do conjunto de normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que norteiam a TV Digital Brasileira (Norma ABNT NBR 15606).

Os equipamentos que possuem esse recurso no mercado são identificados pelo selo DTVi, que garante a compatibilidade com as normas técnicas aprovadas.


02. O que muda pelo fato de eu estar assistindo um programa na TV com interatividade DTVi?

Muitos recursos podem ser disponibilizados pela TV Interativa. Você pode, por exemplo, buscar um resumo do capítulo de uma novela que você perdeu ou responder a perguntas (Quiz) sobre os
personagens e a trama para testar os seus conhecimentos.

Pode também consultar informações estatísticas (número de faltas, tempo de posse da bola etc) durante um jogo de futebol, verificar as últimas notícias, indicadores econômicos e a previsão do tempo.

Serviços de utilidade pública e de governo voltados para educação, segurança e saúde poderão também ser disponibilizados pela televisão.

Com a evolução dos equipamentos DTVi será possível no futuro utilizar o canal de interatividade (ou canal de retorno), que permitirá a participar de votações em reality shows ou até mesmo compras de produtos e serviços que estão sendo anunciados utilizando o controle remoto.

03. Como os aplicativos DTVi são Transmitidos e podem ser usados?

Os aplicativos interativos são geralmente transmitidos no mesmo sinal onde estão a imagem e o som que chegam nos receptores de TVs.

Se a pessoa tiver um receptor DTVi, toda vez que uma emissora transmitir uma interatividade, esta será sinalizada no canto da tela.

Para utilizar o aplicativo que está disponível, deve-se pressionar o botão ou o botão vermelho do controle remoto.

O recurso da interatividade utilizado na TV Digital aberta ainda não está disponível nos serviços oferecidos por operadoras de cabo ou satélite, mesmo as que possuem HDTV (alta definição).

No geral os aplicativos são autoexplicativos e o seu uso é feito pelo controle remoto utilizando-se os botões de setas ou de números. O botão <Exit> ou <Sair> pode ser usadopara encerrar a execução dos aplicativos que não tiveremuma opção de saída já exibida na tela.


04. Já existem aplicativos interativos sendo transmitidos pelas emissoras?

Sim. Algumas emissoras já estão transmitindo regulamente conteúdos interativos DTVi em suas programações.

Existem também anunciantes do mercado publicitário e empresas de software que estão desenvolvendo aplicativos para utilizar esse novo recurso junto com as emissoras.


05. Eu preciso pagar para utilizar uma interatividade na TV Digital?

No geral os aplicativos DTVis não são pagos e as pessoas vão poder recebê-los em suas casas de forma aberta e gratuita.

Caso exista algum aplicativo onde o aceso aos conteúdos interativos sejam cobrados, o telespectador deverá ser comunicado pelo prestador do serviço sobre a incidência da cobrança.


06. Quando eu carrego um aplicativo interativo no meu receptor eu deixo de ver a programação (vídeo e som) que está sendo transmitida pela emissora?

Nos aplicativos DTVI transmitidos pelas emissoras isso não acontecerá.

A interatividade funciona como um complemento da programação que está sendo transmitida e o que está sendo utilizado na maior parte dos aplicativos são funcionalidades que fazem o redimensionamento do tamanho da tela (resize) ou aplicam transparências, de forma a sempre manter o conteúdo da programação visível a qualquer momento.


07. Como consigo me comunicar para enviar uma informação utilizando um aplicativo DTVi? Esse recurso é gratuito?

A comunicação ocorre pelo Canal de Retorno (ou de Canal de Interatividade), que possibilita enviarmos ou recebermos informações pela internet (utilizando para isso os serviços de uma empresa de telecomunicações).


Exemplo de Ilustração do Canal de Retorno/Interatividade.


Por envolver serviços de empresas de telecomunicações, a utilização desse recurso, no geral, não é gratuita.

Alguns equipamentos DTVis que estão no mercado possuem pelo menos uma entrada Ethernet e uma USB, onde poderão ser acoplados dispositivos para esse tipo de comunicação.


08. O que é necessário comprar para usar a interatividade DTVi?



Alguns fabricantes já disponibilizam para venda de receptores com o selo DTVi.
São televisores, conversores (receptores externos de TV Digital) e telefones celulares que já estão prontos para a interatividade.
No caso das TVs e dos conversores é importante lembrar que para o sinal digital ser recebido é necessário conectá-los a uma antena UHF.


 

09. Eu posso desativar o símbolo de interatividade no meu receptor de TV?

O aparecimento do símbolo de interatividade ocorrerá sempre que um aplicativo for transmitido por uma emissora.

A opção de desativar essa mensagem pode estar prevista em alguns modelos de receptores.

O consumidor deverá consultar o Manual do seu produto ou contatar o fabricante para maiores informações.

Lembre-se: Apenas o selo DTVi garante a compatibilidade do equipamento com o padrão de middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital.


10. Receptores de TV Digital que possuem o recurso DTVi

TVs

Celulares

Conversores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11. Empresas que desenvolvem software DTVi

[Fonte: DTV ]

Destaque

TNT vai transmitir amistosos de pré-temporada do Athletico Paranaense

Athletico Paranaense. Imagem: Internet. A TNT vai começar oficialmente as transmissões de futebol de 2020 com a exibição com exclusivid...