terça-feira, 7 de junho de 2011

Galaxy Tab apresenta bons diferenciais

     Além das funções comuns a tablets como o iPad, o dispositivo da Samsung oferece a função de telefone celular
     A primeira impressão não é a que fica ao testar o Galaxy Tab, o tablet da sul-coreana Samsung. Não é mesmo, pois ao pegá-lo pensei que se trataria apenas de um smartphone gigante. Este equívoco foi logo desfeito com alguns minutos de uso. O equipamento se mostrou completo nos testes feitos pelo Diário, com a ajuda do editor do blog NumClique.net (www.numclique.net), Joares Miranda.
     “Dentre as opções de tablets no mercado, a análise do Galaxy Tab tende a ser muito mais comparativa do que simplesmente usual. Logo que peguei o Galaxy Tab pela primeira vez, a impressão de segurança é nítida, por conta de sua estrutura rígida e muito bem acabada. Por conta de seu tamanho, manuseá-lo é bastante prático, pois a empunhadura é perfeita e o peso do aparelho auxilia na utilização”, afirma Joares.
     De acordo com o blogueiro, apesar de ter uma tela de apenas 7 polegadas, nada fica comprometido durante seu uso. “O primeiro teste realizado foi o de ler um livro, já que os primeiros objetivos de um tablet é este. A experiência foi formidável, pois o controle de luminosidade permitiu que a leitura em um quarto escuro não fosse agressiva aos olhos e, em ambientes mais iluminados, o controle automático da tela faz bem seu trabalho”, comenta Joares Miranda.
     A tela de 7 polegadas parece mais interessante para a leitura de livros do que outros formatos maiores, como os de 10 polegadas da nova versão do Galaxy Tab ou até mesmo o de 8,9 polegadas do outro irmão do Tab – ambos devem chegar ao País este ano.
     O recurso de TV digital, presente no tablet da Samsung, possibilita acompanhar o conteúdo de todos os canais digitais da cidade. Também é possível assistir a canais analógicos, que se mostraram de boa qualidade. Para Joares Miranda, por mais que, ao ligar a TV, você tenha uma sensação de estar manipulando um aparelho “xing-ling” enorme, a recepção da TV digital é excelente. “Alguns dos atributos aos quais vale a pena dar destaque é a possibilidade de gravação da programação”, ressalta. A notícia ruim é que o recurso não estará presente nas versões futuras do tablet. Algo realmente lamentável.



     Computador no bolso



     Para o editor do blog NumClique, o Tab pode ser classificado como um computador de bolso, literalmente. “Além de todo o poder da plataforma Android, suas dimensões possibilitam que ele seja guardado no bolso de uma calça, sem causar maiores transtornos”, garante. Não só pelo tamanho, o Tab é realmente um computador de bolso pela qualidade de digitação – por mais que vez por outra haja um “engasgo” entre o que se digita e o que aparece na tela -, pela capacidade de armazenamento e pela possibilidade de se editar textos da suíte do Office da Microsoft através do ThinkPad, que é gratuito e já vem embarcado no aparelho. Uma mão na roda, com certeza.
     Não há tantos aplicativos pagos no Android Market quanto há para o iPad na App Store, da Apple, é verdade. Mas os gratuitos já estão em pé de igualdade. Porém, sentimos falta de publicações nacionais. O Diário do Nordeste está lá com seus aplicativos do “Guia do Sabor” e “Conhecendo o Ceará”, que podem ser baixados gratuitamente pelo usuário do Galaxy Tab.
O aplicativo Social Hub, já instalado no dispositivo, é bem bacana para quem quer agregar suas redes sociais em um só local. Ele congrega todos os seus contatos de redes sociais e mensagens instantâneas de forma rápida e eficiente.



     Android 2.2



     O sistema operacional do Tab é o Android 2.2 (Froyo, o mesmo dos smartphones), daí a impressão de ele ser um grande celular. Não há previsão sobre atualização para o Android 3.0 (conhecido como HoneyComb). Esta nova versão estará presente nos Galaxy Tab 8,9″ e 10″ e já é usada pelo Motorola Xoom.
     Quanto à autonomia da bateria, o Galaxy Tab foi utilizado por mais de cinco horas nos dias de testes e rendeu bem: até três dias. Isso é importante para o usuário que não pode perder tempo carregando o aparelho.
     Ao contrário do iPad, o Galaxy Tab tem suporte à plataforma flash, o que torna a navegabilidade perfeita em qualquer site. Assim, não há as mensagens de erro tão comuns nos tablets da Apple. Jogos em flash também podem ser curtidos sem problema – e isso, em filas bancárias ou salas de espera de consultórios médicos, é uma ótima opção para relaxar.



     Telefone e GPS



     O Galaxy Tab pode ser utilizado ainda como telefone – coisa que o iPad não faz. Mas, para isso, ninguém põe o tablet na orelha. Através de um fone Bluetooth é possível conversar sem problemas. O aparelho teve bom desempenho nas chamadas convencionais. O Skype também pode ser usado nele tranquilamente. Com ele, é possível usar a câmera frontal nas chamadas com vídeo.
     A versão Froyo do sistema Android vem ainda com um GPS muito eficiente. Ele pode ser usado com perfeição e não deixa nada a dever em relação aos equipamentos de localização tradicionais.



[Fonte: Diário do Nordeste - pelo site DTV]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao enviar um comentário entende-se que você leu e aceitou os Termos de Uso.

Destaque

TNT vai transmitir amistosos de pré-temporada do Athletico Paranaense

Athletico Paranaense. Imagem: Internet. A TNT vai começar oficialmente as transmissões de futebol de 2020 com a exibição com exclusivid...