quinta-feira, 28 de julho de 2011

Japão completa transição da TV analógica para digital

País foi o primeiro com padrão ISDB-T a desligar o sinal analógico. Agora, mais de 120 milhões de pessoas contam com a TV Digital



O Japão concluiu com sucesso a transição para o sistema digital de TV no último domingo, dia 24/07. As transmissões analógicas foram oficialmente desligadas e a TV Digital se tornou uma realidade para mais de 120 milhões de pessoas, número que representa quase toda a população do país. Com o chamado “apagão analógico” ou “switch off”, o Japão se tornou o primeiro país com o padrão nipo-brasileiro de TV Digital a completar a transição, e sem que o cronograma precisasse ser adiado.

Segundo o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, o sucesso do switch off deve-se à confiança que a população tinha nas vantagens do padrão nipo-brasileiro: alta definição, mobilidade e portabilidade, além da pronta transmissão de alertas em caso de desastres. Esse último item é especialmente importante para um país acostumado a lidar com terremotos e tsunamis, como o que aconteceu em 11 de março deste ano e devastou algumas províncias.

Para ajudar os países que estão programando o switch off, o ministério divulgou algumas ações que garantiram o sucesso da transição no Japão. Uma delas foi a criação de espaços onde a população podia tirar dúvidas, numa parceria entre governo, radiodifusores e fabricantes. Foram 51 “centros de suporte” para os telespectadores. Vários voluntários entraram em cena, procurando especialmente a população idosa para confirmar se estava tudo ok para a digitalização.

Idosos e famílias de baixa renda mereceram uma atenção especial. O governo estabeleceu medidas para popularizar os conversores de TV Digital (set-top-boxes), necessários para pegar o sinal digital. Com isso, o preço caiu gradativamente. Além disso, foram doados conversores para famílias de baixa renda que não tinham condições de adquirir o aparelho.

De acordo com o ministério japonês, a ampla divulgação do switch off também foi fundamental para que a população se sentisse segura com o processo. Assim, o calendário com todas as etapas da digitalização teve ampla publicidade. A data do apagão analógico foi especialmente reforçada na programação televisiva. Desde de 1º de julho, as emissoras passaram a mostrar sempre um calendário com os dias que faltavam para o apagão.

Além disso, foi criado um mascote para marcar a transição. Artistas e personalidades do Japão também reforçaram a divulgação por meio de campanhas e comerciais. Tudo para que as pessoas tivessem familiaridade com o assunto e entendessem os benefícios que a mudança iria trazer.
Na avaliação do Ministério das Comunicações do Japão, o esforço deu certo eo país foi o primeiro do mundo a ter sucesso com o switch off em uma escala tão grande - sem confusão ou adiamentos.A digitalização da TV foi completa e o sinal analógico foi totalmente desligado no dia 24, com exceção de algumas províncias muito afetadas pelo terremoto e tsunami de março.
No Brasil, a mudança está marcada para 2016. Até lá, o sinal digital e o analógico seguem caminhando juntos. Dois representantes do MiniCom acompanharam o apagão analógico no Japão, com o objetivo de ver de perto a experiência nipônica e aplicar o conhecimento no processo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao enviar um comentário entende-se que você leu e aceitou os Termos de Uso.

Destaque

TNT vai transmitir amistosos de pré-temporada do Athletico Paranaense

Athletico Paranaense. Imagem: Internet. A TNT vai começar oficialmente as transmissões de futebol de 2020 com a exibição com exclusivid...