![]() |
Rede Globo testa 4K. Imagem: CuritibaHD/Reprodução. |
Até a Copa do Mundo as principais empresas de TV terão sua linha 4K nas lojas dos principais centros urbanos. Mas o preço é bastante salgado e esses padrões, 4K e 8K, não são transmitidos por nenhuma emissora do país.
O 4K proporciona ao telespectador uma grande qualidade de imagem, spuerior ao 1080p atual, uma vez que os filmes, séries, novelas e programas podem ser capturados no formato 4096 x 2160p, quatro vezes maior que o Full HD. A tecnologia existe desde 2007 e um dos grandes espetaculos capturados através dela foi o filme americano Avatar.
O 8K provavelmente deve ser o derradeiro formato para as emissoras de TVs e estúdios de cinema, uma vez que, a após ela, os olhos humanos não conseguem notar diferença alguma na resolução da imagem. O formato, desenvolvido pela TV japonesa NHK, dispõe de uma resolução que impressiona, são 7680 x 4320p, distribuídos em milhares de pixels por todo aparelho de TV, uma resolução 16 vezes maior que o HDTV atual.
Em breve as TVs de todo o mundo contarão com esta nova tecnologia, inclusive do Brasil.
Enquanto testa o formato, a Rede Globo transmite seus telejornais nacionais, e alguns locais, no mais básico dos formatos, o 4:3 standard. Até o fim de setembro a emissora carioca transmitirá seus telejornais nacionais em Alta Definição.
MATEUS GABI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao enviar um comentário entende-se que você leu e aceitou os Termos de Uso.